Se você redige textos que são publicados na internet, uma etapa que nasce praticamente junto com a definição do tema é a escolha da palavra-chave. Ou palavras-chave, considerando que um texto pode comportar mais de uma.
No livro “SEO 2019”, publicado anualmente, o americano Adam Clarke explica que o termo pode induzir a erro. A palavra-chave deixou de se restringir a apenas uma palavra há muito tempo. Ela pode ser muito mais ampla, sendo composta por frases. Clarke, então, elenca cinco :
- Palavras-chave de cabeçalho: são aquelas com uma ou duas palavras. Exemplo: “cinema clássico”;
- Palavras-chave de cauda longa: são aquelas com três ou mais palavras — ou com formação de frases. Exemplo: “cinema clássico de Akira Kurosawa”;
- Palavras-chave de navegação: são usadas para marcas ou sites. Exemplos: “Facebook”, “YouTube” ou “Gmail”;
- Palavras-chave de informação: são usadas para a descoberta de um tema específico. Exemplos: “como fazer algo” ou “quais as melhores opções para algo”;
- Palavras-chave transacionais: são aquelas que os consumidores digitam no Google quando querem comprar algo. Exemplo: “comprar casacos online”.
Como aplicar o conceito?
O fato é que o seu texto vai girar em torno de uma ideia central — o que não é novidade, pois textos educativos sempre foram assim. A diferença é que, para efeito de SEO, é preciso que você tenha essa ideia central traduzida em uma frase bem definida.
Por exemplo, quando você vai ao Google e pergunta “como funciona uma impressora a laser”, a resposta que aparece em primeiro lugar é a do site TechTudo.
Se você tiver a curiosidade de abrir a página e ler a matéria, verá que a palavra-chave “impressora laser” — ou mesmo as palavras-chave de informação relacionadas a ela — estão explicitamente presentes no texto.
O principal trabalho do redator é descobrir quais palavras-chave servem para seu site. A ferramenta mais convencional para essa finalidade é a própria ferramenta de anúncios do Google, Keyword Planner, que tem uma funcionalidade chamada de “planejador de palavras-chave”. Com ela, é possível verificar quais palavras estão relacionadas a um termo principal e qual o volume de busca aproximado.s
Takeaways
Palavras-chave nascem praticamente junto com o tema de um post. Existem cinco tipos de palavras-chave hoje segundo um livro americano atualizado em 2019. A melhor ferramenta para escolha ainda é o Keyword Planner, do próprio Google.
Fonte original do Artigo: Dino
Leia também: Prova Social te ajuda a vender a mais e criar autoridade