Análise de site é um processo de auditoria de performance com o intuito de identificar, acompanhar e corrigir pontos de atenção que impactam no seu desempenho.
Com isso, a empresa deve conseguir extrair mais resultados do site, conforme os seus objetivos de negócio.
Aliás, se você tem um site apenas para colocar informações sobre a sua empresa, saiba que você está desperdiçando uma poderosa ferramenta do marketing digital.
Afinal, com um site você pode atrair uma infinidade de potenciais clientes para o seu negócio, converter visitantes em leads, gerar vendas diretas se for um e-commerce e ainda fortalecer a imagem da sua marca.
No entanto, um site não faz tudo isso sozinho. Depois que as páginas estão no ar, é preciso manter uma otimização constante para alcançar esses resultados.
Confira a seguir como melhorar a performance do seu site:
1. Google Webmaster Tools
Um recurso indispensável para quem busca bons resultados na internet, especialmente em relação ao tráfego orgânico, é o SEO. E, como ele é uma mescla de várias técnicas, a sua performance depende de inúmeros fatores. Quanto a isso, o Google Webmaster Tools é uma excelente ferramenta que ajuda a entender os resultados que estão sendo obtidos, servindo como fonte para indicar algumas melhorias que precisam ser feitas. Por meio dele é possível receber avisos do Google, corrigir erros HTML, descobrir se as suas palavras-chave já foram pesquisadas, conferir erros de rastreamento, entre muitas outras funções.
2. Moz Tools
O Moz Tools é um conjunto de ferramentas para avaliar a performance do site em quesitos como SEO, análise de palavras-chave, backlinks e desempenho técnico (velocidade, carregamento, etc.). Ele é bastante recomendado para quem trabalha com marketing de conteúdo e até com as redes sociais, permitindo a avaliação de vários elementos utilizados na sua estratégia digital.
3. Pingdon Tools
Essa é uma ferramenta bastante intuitiva e capaz de trazer um grande número de informações referentes à performance do site. Um dos seus grandes atrativos é que ela utiliza algumas das métricas mais importantes para avaliar o desempenho do seu site, o que acaba trazendo um vasto panorama sobre o seu funcionamento. Dentre essas métricas, podemos citar:
- tempo de carregamento;
- velocidade;
- análise detalhada do site e suas páginas;
- formas de segmentação conforme o conteúdo;
- relevância do domínio.
4. Load Impact
A ferramenta Load Impact usa um conceito menos intuitivo e mais técnico para apresentar as suas informações. Aqui, o modelo escolhido para expor o conteúdo analisado é o gráfico.
Os dados apresentados permitem avaliar fatores como velocidade, desempenho da página quando ocorrem acessos simultâneos e performance do servidor. Assim, ela é ideal para quem deseja criar ambientes controlados e evitar que o site saia do ar temporariamente devido ao tráfego intenso. Custo: gratuito ou pago (para quem precisa fazer muitos testes).
5. Google PageSpeed Insights
Levando em conta o fato de que a maioria do acessos, hoje, são feitos via dispositivos móveis, ter uma ferramenta que avalie a performance do site nesses aparelhos é fundamental. Essa é a proposta do Google PageSpeed Insight, que fornece informações detalhadas sobre a performance do site e sugere melhorias a serem feitas para qualificar o desempenho. Em comparação com as demais ferramentas, ele é bem mais simples, já que não é um relatório e sim uma espécie de guia rumo a uma melhor performance.
Enfim, ao longo deste artigo falamos um pouco sobre a importância de garantir o melhor desempenho do site e as melhores ferramentas de análise para isso. Agora, basta escolher a que mais se adequa ao seu caso!
Gostou do nosso conteúdo? Leia também: Copy para anúncios: Veja como fazer textos que geram resultados