A pesquisa por voz tem se tornado uma verdadeira “mão na roda”, no sentido figurado dessa expressão tão popular, para as pessoas que têm um dispositivo eletrônico (como o celular) e querem buscar algum tópico na internet.
É possível perceber o hábito em muitas pessoas ao nosso redor de utilizar a pesquisa por voz como um comando no celular, seja para encontrar respostas para uma dúvida que tenha surgido até pesquisar um conteúdo em específico.
Obviamente, a pesquisa por voz tem sido usada como uma estratégia de SEO e aplicada nos mais diversos tipos de negócios com objetivo de dar mais acessibilidade às pessoas que se relacionam com as marcas.
Contudo, o ideal é compreender todas as características envolvidas na pesquisa por voz para conseguir utilizar este recurso de modo proveitoso em uma estratégia de SEO, aproveitando todas as suas funcionalidades.
No artigo de hoje, você vai entender mais sobre a pesquisa por voz, sabendo como ela funciona na prática e como usá-la na estratégia de SEO da sua empresa. Faça uma boa leitura.
O que é e como funciona a pesquisa por voz
Falar com os dispositivos eletrônicos já é uma realidade nos dias de hoje e tem ajudado as pessoas a encontrarem conteúdos na internet com bastante agilidade.
Logo, a pesquisa por voz tem se tornado cada vez mais útil para quem prefere usar a própria fala ao invés de digitar, uma vez que ela é um recurso tecnológico de diálogo.
A pesquisa de voz funciona assim:
1. A pessoa fala com o dispositivo ao invés de digitar as palavras.
2. O dispositivo interpreta a fala e transforma tudo em texto para pesquisar.
3. Os principais resultados da pesquisa são lidos em voz alta.
É importante dizer que o comum é que só o primeiro resultado da pesquisa seja lido em alto e bom som, principalmente nos dispositivos eletrônicos considerados inteligentes (smarts) e que não possuem tela.
Por outro lado, com o processamento eficiente dos smartphones, é possível ouvir outros resultados que a pessoa julga interessantes.
Dessa forma, basta dizer ao dispositivo o assunto pelo qual você tem interesse em pesquisar e ele prontamente fará essa busca.
Inúmeras plataformas permitem que pesquisa por voz seja feita para encontrar determinado conteúdo. Podemos citar duas gigantes da tecnologia que possuem este recurso: o Google e a Amazon (Alexa).
A grande vantagem da pesquisa por voz acaba sendo a rapidez para realizar uma busca na internet, trazendo otimização e naturalidade a este processo.
Como usar a pesquisa por voz na sua estratégia de SEO
O SEO (Search Engine Optimization) auxilia na otimização do site para que ele apareça bem ranqueado nos motores de busca da internet, como o Google, por exemplo.
E é tendo os conteúdos produzidos com as técnicas de SEO que o site pode aparecer nas pesquisas por voz.
Confira agora alguns tópicos que vão te ajudar a usar a pesquisa por voz na sua estratégia de SEO.
Leia este artigo para complementar a leitura deste conteúdo: As melhores estratégias de SEO para 2023
Conteúdo de perguntas e respostas é um bom caminho
A pesquisa por voz normalmente é feita a partir de uma pergunta e esse é um fator determinante para o seu conteúdo ficar bem ranqueado por meio do SEO.
Pensando nisso, o seu conteúdo pode ser estruturado em forma de perguntas e respostas para que as pessoas encontrem as respostas que procuram diretamente no seu site.
As chances de você deixar seu site bem ranqueado nos buscadores é sendo claro nas perguntas e direto nas respostas ao longo do conteúdo, esclarecendo todos os tópicos com a maior riqueza de detalhes possível.
Se um subtítulo do texto estiver em forma de pergunta, é altamente recomendável que você responda essa pergunta logo no primeiro parágrafo.
Assim, você estará cumprindo com o objetivo do material em ajudar os usuários e fará com que a pesquisa por voz encontre o seu site.
Utilize palavras-chave de cauda longa
Como a pesquisa por voz se centraliza em palavras-chave sobre determinado tema, é importante que o site utilize os principais termos que as pessoas costumam buscar.
Dentro do conteúdo elaborado com SEO, você pode utilizar palavras-chave de cauda longa, pois são mais específicas do que as keywords tradicionais.
Essa dica é válida porque, na pesquisa por voz, as pessoas mencionam mais palavras que tenham a ver com o assunto, tornando a busca muito mais direcionada e em forma de pergunta.
Exemplo: na pesquisa digitada, a busca seria “serviços da Agência Novo Foco”, enquanto na pesquisa por voz a frase seria algo como “Quais são os serviços que a Agência Novo Foco oferece?”.
Featured snippets para estar em boas posições
Sabe quando pesquisamos algo e aparece um quadro com uma prévia do conteúdo de determinada página? Isso se chama featured snippets e pode ajudar bastante na pesquisa por voz.
O fato é que a pesquisa por voz privilegia conteúdos que tenham listas numeradas ou partes destacadas com instruções sobre uma temática, mostrando sites que tenham materiais relacionados às palavras-chave.
Por isso, tente otimizar ao máximo os seus conteúdos que tenham esses formatos com as técnicas de SEO a fim de aumentar as chances dos featured snippets do seu site aparecer para a pesquisa por voz das pessoas.
Dê atenção ao Google Meu Negócio
As pessoas utilizam a pesquisa por voz para pesquisar os negócios locais que tenham proximidade a sua localização, então nada melhor para uma empresa do que estar com as suas informações devidamente atualizadas e otimizadas segundo o SEO.
Se você tem uma empresa, é fundamental que ela esteja cadastrada no Google Meu Negócio para ser encontrada rapidamente por meio da pesquisa por voz.
O conteúdo foi útil para você? Deixe a sua opinião para a gente aqui embaixo nos comentários e compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam saber como funciona a pesquisa por voz e como usá-la em estratégias de SEO.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Agência Novo Foco, produzimos sobre pesquisa por voz, SEO, dicas de comunicação e marketing e outros assuntos relacionados.