Entenda o que é nutrição de leads

Quem trabalha na área do marketing já sabe a importância de aumentar o número de leads dentro do seu negócio, certo? Quanto mais dados você tiver, maior será a chance de aumentar suas vendas, ofertar produtos e fazer com que a pessoa se torne de uma vez, cliente da sua empresa de usinagem de peças. 

Mas, de nada adianta uma enorme lista de leads se eles não estiverem sendo trabalhados da maneira correta, talvez, o baixo número de conversões possa representar justamente isso. 

Sua abordagem pode estar sendo muito agressiva, e invasiva, fazendo com que as pessoas não queiram mais ver anúncios e estejam enjoadas da forma de sua abordagem mais direta. 

Acredite, isso é bem comum, e pode ser um dos grandes fatores das pessoas desistirem de uma compra, mesmo sendo um lead de seu negócio. Então, para que isso não aconteça, é recomendado fazer a nutrição de leads, você já ouviu falar sobre este termo? Sabe do que ele se trata? No texto de hoje vamos explicar tudo detalhadamente para você, tenha uma ótima leitura! 

O que significa nutrição de leads?

Como o próprio nome já indica, nutrição de leads significa fornecer conteúdo, informações, soluções e respostas para seus leads, então para isso é preciso se comunicar, e entender de maneira precisa, o que eles buscam, seja em um produto ou serviço de acordo com aquilo que você fornece. 

Essa é uma estratégia de marketing e de vendas, que faz com que você eduque seus clientes para que eles conheçam mais sobre o seu negócio e se sintam cada vez mais preparados para efetuarem a compra, lembrando que é sempre importante, levar em consideração o estágio que cada lead está dentro do seu funil de vendas. 

Fornecer um webinar sobre junta rotativa para um cliente que já conhece sobre o assunto, pode ser algo inútil e até mesmo, fazer com que ele desista da compra por conta do erro, então busque sempre entregar o conteúdo certo para a pessoa certa, fazendo com que ela consiga ficar mais informada, e conhecer melhor sobre o seu produto, removendo qualquer incerteza que possa ter. 

Quais são seus benefícios?

Com um mercado cada vez mais competitivo, e as pessoas pensando 10 vezes antes de executar a ação de uma compra, a nutrição de leads é uma ótima solução para estabelecer uma conexão e ter uma abordagem muito mais leve e assertiva com seus leads. 

Dificilmente alguém gosta de receber ofertas só por receber, então, a nutrição ajuda a fornecer um conteúdo mais informativo, e preparar melhor o terreno para que de fato, ocorra a compra por parte do usuário. 

De acordo com pesquisas, através dessa estratégia, o aumento das vendas para os leads pode aumentar até em 50% a um custo 33% menor, ou seja, quanto mais você informa e fornece conteúdo, mais as pessoas vão aprovando sua abordagem e sentindo mais confiança para comprarem seus produtos. 

Como criar uma campanha de nutrição de leads?

Existem várias etapas para se criar uma nutrição de leads, o primeiro é conhecer a sua persona ideal, ou seja, aquele cliente fiel que sempre compra os produtos de seu negócio, depois de definido, é preciso entender em qual parte do funil de vendas ela está, ela já conhece bem seus produtos ou é um lead novo?

Depois disso, é hora de estabelecer contato e descobrir o que os usuários precisam, fazer pesquisas, e saber o que eles esperam do seu exaustor centrífugo, por exemplo, depois disso, comece a planejar conteúdos e informações que possam ajudar cada um deles de forma individual. 

Monte uma comunicação personalizada, com conteúdos exclusivos para cada pessoa em cada etapa do processo, quanto melhor for a qualidade e mais assertivo for o tema, mais o lead vai se sentindo pronto para efetuar a compra. 

Busque automatizar os processos, e envie o máximo possível de informação, mas claro, sem perturbar ou causar qualquer estresse para seu lead. Por fim, monitore os resultados e faça ajustes se necessário.  

Você já conhecia sobre a nutrição de leads? Já usou ela alguma vez em seu negócio? Conte para gente nos comentários, não se esqueça de compartilhar com seus amigos e até a próxima!

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Compartilhe este post!