Para criar uma Persona para a sua empresa, é primordial que você tenha atenção nesse aspecto. Uma vez que mediante a toda essa situação, será mais fácil de conseguir fazer o desenvolvimento da estratégia. Dessa forma, você vai precisar apenas ter atenção para que tudo funcione adequadamente.
O objetivo central desse texto é conseguir fazer com que você aprenda a criar uma Persona para a sua empresa. Depois disso vai ficar bem mais fácil de conseguir que as estratégias possam ter o alcance almejado. No final das contas, terá sido todos esses cuidados que vão deixar tudo melhor.
O que é Persona?
Trata-se de representação clara e manifesta de um cliente que seja ideal, trata-se de definir alguns pontos. Por exemplo: a motivação, objetivo, desafio, preocupação e também a característica demográfica. É adequado que uma história pessoa seja criada para que tudo fique da forma correta.
É extremamente normal confundirem a Persona com o Público-alvo, portanto, é preciso diferenciar. Um público nada mais é do que um grupo de pessoas que vão um objetivo, porém sem tantas especificações. Essa diferença é crucial para que não exista problemas referentes a essa confusão comum.
Por que criar uma persona para a sua empresa?
Todo o processo para criar uma Persona para a sua empresa não é tão simples, porém é preciso ser feito. Dessa forma, é adequado citar que você deve estar atenta a alguns pontos que são bem relevantes. Confira a seguir quais são os objetivos para que toda essa criação seja feita com sucesso:
Ajudar a desenhar suas estratégias de marketing apresentando o público que deve ser focado;
Definir o tom e o estilo de seu conteúdo;
Definir os tópicos sobre os quais você deve escrever;
Determinar o tipo de conteúdo que você precisa para atingir seus objetivos;
Entender onde os prospectos buscam suas informações e como eles querem consumi-las.
Questões que ajudam a definir uma persona
Para conseguir escolher a persona com facilidade, é preciso atentar a alguns aspectos que vão fazer diferença. Afim de deixar o entendimento mais simples, nada melhor do que conferir tudo abaixo, veja:
- Potencial do cliente (características físicas e psicológicas);
- Por que se interessaria por esse assunto;
- Atividades comuns;
- Nível de instrução;
- Informações pelas quais o mesmo se interessa;
- Objetivos, dificuldades e obstáculos.
Para que tudo funcione, você precisa estar atento a essas questões citadas acima e também a entrevista de criação da persona. Essas duas questões vão merecer atenção por parte de todas as pessoas envolvidas nisso.
O que deve ser considerado?
Por fim, mas não menos importante, você precisa considerar alguns aspectos que são importantes. Veja abaixo, alguns atributos a serem considerados para que criar uma Persona para a sua empresa seja fácil, veja:
- Cargo;
- Crenças;
- Critérios de decisão na hora da compra;
- Desafios;
- Estilo de vida;
- Frustrações;
- Hábitos de compra;
- Hábitos;
- Hobbies;
- Idade;
- Momento da jornada de compra em que se encontra;
- Onde busca informação;
- Quais mídias preferem;
- Quais tecnologias usa;
- Quem os influencia.
Uma vez feito tudo isso, será o momento mais acertado para desenvolver uma boa comunicação. Você já aprendeu a criar uma Persona para a sua empresa e depois é só escolher uma boa linguagem para fazer a comunicação.