Como-montar-uma-estrategia-de-marketing-integrado-scaled

Comunicação visual: saiba o que é e a importância para a sua empresa

Nós costumamos interagir com nosso ambiente principalmente através do olhar. Diariamente, nossos olhos percebem milhões de informações que nosso cérebro se apressa em interpretar, reter ou esquecer.

Por exemplo, esta manhã, quando você acorda, a grande nuvem preta em seu telefone diz que você deve levar seu guarda-chuva para o trabalho. Ao sair de casa, o homenzinho verde diz que está tudo bem, você pode atravessar. E quando você chega ao trabalho, a cara emburrada do seu colega de trabalho sugere que seu time favorito não ganhou o jogo ontem à noite.

Em suma, poderíamos continuar listando exemplos ou mesmo números por muito tempo, poderíamos, por exemplo, dizer que 90% da informação transmitida ao cérebro é visual, mas não é necessário, sabemos que você concorda: comunicação visual é onipresente em nosso cotidiano.

Curiosidade: Além de ser uma das formas mais eficientes de transmissão de informações, a comunicação visual também é certamente a mais antiga. De fato, quer tivessem vocação artística ou linguística, as pinturas rupestres do Paleolítico provavelmente nasceram de uma necessidade imperiosa de comunicação. Continue lendo saiba mais!

A importância da comunicação visual para o marketing

Dada a importância da comunicação visual no nosso cotidiano, é lógico que as marcas optem por a ter em conta nas suas estratégias de marketing.

Apostamos que mesmo sem ler o logotipo da marca abaixo, a cor e o formato do produto permitirão identificá-lo imediatamente.

A comunicação visual mobiliza várias competências, desde o design gráfico ao web design, passando pela embalagem, e encontra-se em vários campos do marketing:

– carta gráfica;

– design e embalagem do produto;

– criação de publicidade;

– logotipo;

– sinalização;

– design de ponto de venda, etc.

Mas, porque a comunicação visual corporativa é tão importante para uma marca e sua comunicação global?

Ponto 1: Desperta interesse

Uma característica inegável da comunicação visual é que ela apela à nossa sensibilidade. A imagem consegue contar uma história e despertar emoções instantaneamente, o que é obviamente  muito útil no marketing.

Somos receptivos à narrativa. Seja na rua, lendo uma revista ou na internet, paramos mais facilmente para olhar algo que nos transporta e promete nos contar uma história do que absorver informações brutas e informes.

Na internet, o tempo de atenção de um usuário da web é muito reduzido. Em média, 2 a 4 segundos são suficientes para decidir se o conteúdo de um site nos interessa ou não, é muito curto. Os criadores de conteúdo devem, portanto, redobrar seus esforços para serem claros e concisos, e sustentar suas palavras com visuais que, pelo seu formato sintético e lúdico, atraiam o interesse e prendem a atenção dos leitores.

Leia também: Entenda como criar avaliações interativas.

Ponto 2: Faz com que a informação seja compreendida e retida

A grande força da comunicação visual está em sua capacidade de tornar o conteúdo inteligível para todos. De fato, a imagem tem a vantagem de ser relativamente universal, onde o texto é limitado a quem pode entendê-lo.

Além disso, o uso de recursos visuais permite uma melhor retenção de informações Você sabia que as imagens que vemos estão diretamente ligadas à nossa memória de longo prazo, enquanto as palavras são armazenadas em nossa memória de curto prazo? De fato, um estudo sobre aprendizagem ativa mostrou que após 2 semanas, apenas 10 a 20% dos textos (ou palavras) permanecem na memória, ao contrário da informação visual, que ainda está 50% disponível.

Por fim, lembre-se de que uma imagem consegue transmitir uma quantidade muito grande de informações imediatamente, permitindo que o cérebro a interprete muito mais rapidamente do que um texto. Trata-se de um trunfo considerável em comunicação e marketing, onde o desafio é justamente informar o leitor rapidamente e prender sua atenção antes que ele nos escape.

Ponto 3 : Desenvolve a imagem da sua marca

Para uma empresa, a comunicação visual pode ter muitos objetivos: informar, atrair, seduzir, entreter, entre outros. Mas primeiro, permite transmitir uma série de valores e construir uma identidade gráfica de marca de forma rápida e eficiente.

Seu logotipo e sua carta gráfica tornam você imediatamente identificável pelo seu público. As cores, tipografia e ilustrações que você usa em seus diversos meios de comunicação (site, redes sociais, flyers, cartazes, etc.) trazem consistência às suas comunicações e ajudam os destinatários a se lembrarem de você.

Ponto 4: Gera comprometimento

Dado o tempo que todos gastamos no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outros, agora é certo que é do seu interesse se esforçar. O Santo Graal nas redes sociais é gerar conteúdo viral. Para isso, a comunicação visual também é sua melhor aliada.

Porquê? Porque hoje as informações publicadas em imagem são 40 vezes mais compartilhadas nas redes sociais do que um simples texto! De fato, um estudo da Adobe mostrou que postagens no Facebook com imagens produzem 650% mais engajamento do que aquelas com apenas texto.

Como você pode ver, a comunicação visual corporativa permite que você se comunique mais claramente com seu público-alvo de uma maneira que pareça natural para eles e seja facilmente identificável. Não o negligencie, será de grande utilidade na construção da imagem da sua marca e na divulgação da sua empresa. 

Para saber mais dicas de marketing para sua empresa, siga as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.

Compartilhe este post!