O Google Analytics 4, também conhecido pela sigla GA4, é a quarta e mais nova versão da ferramenta gratuita do Google que foi lançada para acompanhar as novas tendências do mercado digital e promete facilitar a análise de métricas dos usuários.
Como a antiga versão, chamada de Universal Analytics (UA), deixou de processar novos dados em 1º de julho de 2023, muitas dúvidas têm surgido acerca do que muda entre uma versão e outra e como se adaptar à nova geração do Google Analytics.
No artigo de hoje, você vai compreender as principais diferenças entre o Google Analytics 4 e a versão anterior. Esperamos que o conteúdo seja útil e que você esclareça todas as suas dúvidas sobre o assunto.
É sempre bom lembrar: o que é o Google Analytics?
O Google Analytics nada mais é do que uma ferramenta oficial do Google que serve para monitorar e analisar dados dos acessos em sites e aplicativos. Detalhe: essa é a ferramenta de análise mais utilizada ao redor do mundo.
Não há como falar do Google Analytics sem dizer que ele é intuitivo e fácil de fazer configurações e ainda permite a integração com serviços do Google, como o Search Console e o Google Ads, por exemplo.
Quando se utiliza o Google Analytics, o usuário tem a possibilidade de monitorar os acessos ao seu site e aplicativo, quais são as páginas com mais visitas, quantas conversões foram obtidas, de qual dispositivo os visitantes vieram e muito mais informações relevantes.
O funcionamento do Google Analytics 4
A quarta versão do Google Analytics é uma atualização do Google para padronizar o seu serviço de web analytics e acompanhar as novidades do mercado digital, como por exemplo o encerramento dos cookies e a necessidade de mais privacidade sem o armazenamento de endereços IP.
As métricas do Google Analytics 4, por exemplo, são focadas no usuário a partir de um modelo de dados de eventos.
Naturalmente, o monitoramento dos dados se torna mais preciso para saber quais dispositivos são usados pelos usuários, além de ser possível obter outras informações pertinentes para cada negócio.
A interface do Google Analytics 4 é um aceno para a otimização e facilidade em mexer na plataforma, detalhes que ajudam na adaptação às mudanças de emissão dos relatórios e a captura de inúmeros dados.
Leia este artigo também: Além das Mensagens: Como as Ferramentas de IA Podem Transformar seu Atendimento no ChatBot
Diferenças entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics
Vamos agora às principais diferenças que o Google Analytics apresenta em relação ao Universal Analytics e já adiantamos que elas são bastante significativas.
Uma das primeiras diferenças tem a ver com os relatórios, que antes ficavam praticamente prontos com a instalação da tag de pageview, mas agora não vem previamente configurados.
Por conta disso, você precisa configurar um plano de mensuração e uma série de outros eventos que não vêm padronizados no Google Analytics 4.
Uma mudança extremamente positiva do Universal Analytics para o Google Analytics 4 é a capacidade em mensurar, na mesma plataforma, os dados de sites e aplicativos para dispositivos móveis, além das duas formas em conjunto.
Como era imaginado, houve um acréscimo de novas métricas para o Google Analytics 4, mais precisamente quatro (que coincidência, não?). Elas são chamadas de sessões engajadas, sessões engajadas por usuário, tempo médio de engajamento e taxa de engajamento.
No Universal Analytics, havia um limite de 10 milhões de hits coletados ao longo de 30 dias que, se fosse ultrapassado, deixava de se obter dados reais.
No Google Analytics 4, os hits também se limitam neste número, além de definir outros, como contas (1000 como criador ou administrador), propriedade (até 100, como por exemplo o Android), eventos (500 em cada propriedade), eventos de conversão (30 eventos para configurar como conversão) e retenção de dados (histórico de até 14 meses de relatórios exploratórios).
O tagueamento de URLs também sofreu alterações do Universal Analytics para o Google Analytics 4. Na versão anterior, as informações disponíveis eram: origem, mídia, campanha, palavra-chave e conteúdo. Na atual versão, os seguintes parâmetros foram adicionados: plataforma, formato do criativo e tática de marketing.
Em termos de estrutura, o Google Analytics 4 também se diferencia do Universal Analytics. Antes, os menus eram separados em Conta, Propriedade e Vista. Agora, a separação está feita em Conta, Propriedade e Fluxo de Dados.
O que vai acontecer com a sua conta do Universal Analytics?
É exatamente essa pergunta que você deve ter em mente neste momento, não é mesmo? Mas calma que ainda dá tempo para se adaptar à mudança do Universal Analytics para o Google Analytics 4.
Já a partir de junho de 2023, todas as contas do Universal Analytics deixaram de estimar os dados de sites e aplicativos. Ou seja, você precisa criar a sua conta no Google Analytics 4 para saber quantos acessos e afins o seu site ou aplicativo gera todos os dias.
Mesmo com o fim do Universal Analytics, você ainda poderá acessar os dados históricos, mas não se sabe ainda por quanto tempo essa função estará ativa. Provavelmente, esses dados serão excluídos com o passar do tempo.
Isso porque, até o momento, a migração de dados do Universal Analytics para o Google Analytics 4 não é viável.
São duas plataformas distintas, apesar de contarem com algumas semelhanças, fato que deve tornar impossível a junção de dados entre elas.
O marketing da sua empresa será impulsionado com os serviços da Agência Novo Foco
Já pensou em contar com serviços completos para que o marketing da sua empresa seja aprimorado e entregue resultados ainda melhores? Pois é, com a Agência Novo Foco, você vai se beneficiar.
Desde a criação de websites e landing pages até a gestão do Google Ads e Facebook Ads, você terá um arsenal de soluções para deixar o seu negócio na rota do sucesso.
Clique aqui para entrar em contato e conhecer mais sobre todos os serviços que vão te trazer bons resultados.
Compartilhe este artigo com os seus amigos que precisam entender as principais diferenças entre o Google Analytics 4 e a versão anterior.
Visite o nosso blog e confira mais artigos que nós, da Agência Novo Foco, produzimos sobre Google Analytics, dicas de comunicação e marketing e outros assuntos relacionados.