Remarketing

Google Ads (AdWords): saiba o que é e como usar

O Google Adwords é um produto desenvolvido pelo Google e em três anos tornou-se uma referência no mundo inteiro por causa do seu inovador mecanismo de busca. Até aí, nada de novo não é? O Google desenvolveu uma forma de rentabilizar todo o tráfego que passava pela ferramenta. É aí que surge o Adwords.

Se você é novo no mundo do marketing de busca ou quer apenas uma descrição em inglês simples de certas frases e ferramentas em digital, então você veio ao lugar certo.

Aqui estaremos olhando para o Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords): serviço de publicidade do Google, que permite que você coloque resultados de pesquisa para o seu site em uma página de resultados do mecanismo de busca (SERP), pagando por eles.

Não há necessidade de esperar que o seu novo site funcione organicamente no ranking. Ao usar a pesquisa paga, você pode ver resultados imediatos e não é tão difícil de usar ou caro como você pode pensar.

Pesquisa Paga

Pesquisa paga é o termo usado para publicidade nas listagens de um mecanismo de pesquisa. Estes normalmente aparecem no topo de uma SERP ou ao lado, e cada vez mais se parecem com resultados orgânicos. No momento, o Google coloca um pequeno rótulo verde “Anúncio” neles. Vamos dar uma olhada em como isso funciona.

Quais são os Princípios Básicos do Google Ads?

Em suma, você escolhe algumas palavras-chave que um pesquisador pode usar no Google e, em seguida, cria um anúncio que será exibido na SERP com base nessas palavras-chave.

É claro que você provavelmente não será a única empresa que deseja veicular anúncios para pessoas que usam esses termos específicos. Empresas concorrentes podem fazer lances pelo mesmo termo de pesquisa.

Se você deseja que seu anúncio seja exibido, é preciso fazer lances contra outros profissionais de marketing sobre o quanto deseja pagar o Google Ads toda vez que um usuário clicar no seu anúncio.

Quanto mais você paga por clique, maior a probabilidade de seu anúncio aparecer nos resultados da pesquisa (por isso, a pesquisa paga é geralmente chamada de PPC, que significa Pay-Per-Click).

Leia também: Storytelling Estratégico: Saiba o que é e sua importância para negócios

No entanto , diferentemente de outros modelos de lances em tempo real, não é apenas o lance mais alto que é levado em consideração. Para determinar o quão alto seu anúncio aparece na SERP e se ele é exibido, o Google atribui a ele algo chamado “Classificação do anúncio”.

O que é a Classificação do Anúncio?

A classificação do anúncio é uma métrica que o Google usa para determinar a ordem na qual os anúncios da pesquisa paga são exibidos na SERP. Por ajuda dos anúncios do Google.

De modo geral, o anúncio com a classificação mais alta aparece na primeira posição e o anúncio com a segunda maior classificação do anúncio aparece na segunda posição (supondo que os anúncios limpem os limites relevantes) e assim por diante.

Seu valor de lance é apenas um dos cinco fatores envolvidos no cálculo da classificação do anúncio. Outros fatores incluem:

  • A qualidade dos seus anúncios e da sua página de destino (refletidos no seu Índice de qualidade);
  • Os limites de classificação do anúncio, um conjunto de limites de qualidade que seu anúncio precisa atender para ser qualificado para exibição. Isso pode depender de coisas como o tópico e a natureza de uma pesquisa, local e tipo de dispositivo;
  • Contexto de pesquisa, incluindo a consulta, o horário, os outros anúncios e resultados exibidos na página e outros sinais do usuário, como localização e tipo de dispositivo;
  • Extensões de anúncio e outros formatos de anúncio: essas são as informações adicionais que você pode adicionar, como um número de telefone ou mais links para outras páginas do seu website.

Licitação

Você paga o Google Ads toda vez que seu anúncio é clicado. O preço que você está disposto a pagar por cada clique é chamado de custo por clique (CPC).

Você pode escolher um valor máximo de lance e, se escolher a opção automática, o Google escolherá o valor do lance para você dentro do seu orçamento e, teoricamente, você terá o maior número possível de cliques dentro desse orçamento.

Há também outra opção menos comum chamada  custo por impressão (CPM). Nela, você paga o mecanismo de pesquisa a cada 1.000 vezes que seu anúncio é exibido na SERP. O usuário não precisa clicar. Você pode escolher entre um dos métodos.

O tempo que leva para o Google Ads olhar para todos os anunciantes relevantes licitando por um termo de pesquisa, decidir se haverá ou não um leilão, realizar esse leilão, descobrir qual anúncio oferece uma combinação de lance máximo mais alto, mais a pontuação de qualidade e finalmente exibe esse anúncio na página de resultados.

É o tempo que leva para alguém digitar um termo de pesquisa no Google e receber os resultados. Isso é, aproximadamente 0.26 segundos. 

Search Engine Optimization (SEO) 

Este termo refere-se a todos os métodos, táticas e processos pelos quais você pode aumentar a probabilidade de seu site aparecer e se classificar bem nos resultados do mecanismo de busca orgânico (não pago). 

Se você contratar o cracking SEO, talvez nem precise usar a pesquisa paga. No entanto, muitos profissionais de marketing recomendam ambos, pois são vitais para o marketing de busca e se complementam de maneira eficaz.

Um outro serviço dessa ferramenta é o Google Shopping, você deve ter notado no exemplo na parte superior da página um carrossel mostrando resultados de compras patrocinados.

Você pode enviar listagens como essa para o Google Ads, criando anúncios de listagem de produtos (PLA) com detalhes relevantes, imagens ricas, preços de produtos e o nome de sua loja. 

Quais são as Funcionalidades do Google Ads?

Até agora, focamos no marketing publicitário, mas não é apenas para esse tipo de negócio que o Google Adwords possui utilidade. A ferramenta pode servir para qualquer tipo de divulgação, em qualquer lugar do mundo. 

Então, pouco importa se você quer divulgar o lançamento de um livro, uma festa ou atrair clientes para seu restaurante. O que você precisa para alcançar seu público é saber como segmentá-lo de forma adequada.

Para saber como segmentar de forma apropriada, basta utilizar a própria ferramenta do Adwords. Nela você poderá acessar informações, dados estatísticos e saber como montar uma campanha eficiente. Para ter uma ideia, lá você poderá encontrar por exemplo:

  • A quantidade de pessoas que fizeram uma ligação através do link da sua empresa;
  • Quantidade de visualizações e de cliques em cada anúncio;
  • O percentual de pessoas que visualizaram, mas não entraram na página;
  • Percentual de indivíduos que visualizaram e acessar seu site na hora;
  • Faixa etária, sexo e localização de quem viu seu anúncio.Com essas informações em mão, você pode remodelar o seu anúncio enquanto ele está sendo veiculado, fazendo com ele torne-se ainda mais eficiente. 

Gostou do nosso conteúdo e quer aprender mais dicas sobre dicas para seu negócio? Acesse nosso site e saiba mais!

Compartilhe este post!