Dados da Connected Life apontam que 74% dos brasileiros fazem pesquisas online antes de fechar uma compra, por isso é muito importante aprender mais sobre o Google Search Console na prática.
Para as empresas, isso significa que elas têm que dominar técnicas e metodologias que as levem ao topo dos resultados em mecanismos de busca.
Uma das formas de se fazer isso, é usando o Google Search Console na prática, pois trata-se de uma ferramenta poderosa para o seu SEO.
Quer saber mais a respeito dela? Então continue lendo e confira algumas dicas de como usá-la a favor do seu negócio:
O que é o Google Search Console?
O Google Search Console é uma ferramenta elaborada pelo próprio Google que permite a realização de um raio-x em qualquer site.
Conhecido como Webmaster Tools até 2015, ele permite a análise de diversos dados de maneira assertiva – e, em alguns casos, dá sugestões para que o proprietário da página melhore a sua posição nos resultados das buscas.
Como usar o Google Search Console na prática?
Ao aprender como usar o Google Search Console na prática, muitos usuários ficam perdidos: o poder da ferramenta abre um leque de possibilidades grande demais, que pode deixar algumas pessoas sem norte.
Felizmente, nem tudo está perdido: confira, a seguir, algumas coisas que você pode fazer por meio dela:
- Analise o código do seu site
Se você se preocupa em aprender como usar o Google Search Console na prática, já deve saber que a qualidade do código do seu site é crucial para o SEO.
Felizmente, essa ferramenta te ajuda com isso: dentro da funcionalidade Search Appearance, é possível obter um relatório a respeito do HTML presente na página.
2. Verifique o resultado da sua estratégia
Se você souber como usar o Google Search Console na prática, não terá que procurar todos os termos para os quais sua página está otimizada manualmente de modo a checar seus resultados.
O motivo por trás disso é o fato de que a ferramenta faz isso por você, já que a funcionalidade Search Traffic exibe dados importantes, tais como:
- As palavras-chave para as quais seu site apareceu nos resultados;
- Se o usuário chegou até ele por uma pesquisa regular ou de imagens;
- Cliques e impressões;
- Possibilidade de filtragem por data.
Deste modo, é possível saber quais são as páginas e termos para os quais seus resultados são melhores.
Confira também: 3 tendências de marketing digital para 2019 que você não pode perder de vista
3. Estude suas fontes de tráfego
Ainda dentro do menu Search Traffic, o usuário pode verificar algumas características importantes a respeito de sua audiência.
Isso porque os dados de impressões e cliques podem ser filtrados conforme variáveis, tais como qual foi o país ou região do usuário, bem como se o acesso foi por um desktop ou dispositivo móvel.
Deste modo, é possível tomar decisões com base no perfil das pessoas que acessam a sua página – o que, por sua vez, é crucial para obter melhores resultados.
4. Verifique problemas de segurança
Por mais que o Google não revele exatamente quais são seus critérios para indexação de páginas, sabe-se que ele leva a experiência do usuário em conta.
Assim, uma das vantagens de se saber como usar o Google Search Console na prática é a análise de eventuais problemas de segurança: isso pode ser feito com a ajuda do menu Security Issues.
Fique por dentro de tudo sobre o mundo do marketing em nosso blog!
Que tal um Novo Foco para suas estratégias de Marketing? Fale com a gente!